O uso da forma de pagamento cresceu para 14% desde o ano de 2010.
O consumidor está usando
cada vez mais o cartão de crédito para as compras de bens não-duráveis.
No primeiro trimestre deste ano, 2 milhões de lares usaram o plástico
pela primeira vez para pagar compras de alimentos, bebidas, higiene e
limpeza.
De
acordo com a pesquisa Painel Nacional de Consumidores, realizada pela
Kantar Worldpanel, a participação do cartão de crédito cresceu de 12%
para 14% desde 2010. Já o uso do dinheiro cresceu apenas 7% no período.
Segundo
o levantamento, estes dois pontos substituem o uso de cheque, tíquete e
outras formas de pagamento a prazo que, juntas, caíram de 15% para 13%,
em dois anos. Os pagamentos com dinheiro e cartões de débito se
mantiveram sem alterações sendo utilizados em 68% e 5% das compras,
respectivamente.
Classes sociais
No primeiro trimestre deste ano, o cartão de crédito esteve presente em 39% das opções de pagamento dos lares brasileiros.
Em
relação à penetração nas classes sociais nota-se que nas D e E, o
cartão de crédito deixou de fazer parte das opções de pagamento em 3%
dos núcleos familiares, passando de 27% para 24%. Enquanto isso, as
classes A e B foram a que mais cresceram, de 57% para 62%, e a classe C
de 37% para 39%.
O
gasto médio com cartão de crédito também cresceu, nos três primeiros
meses do ano passado era de R$ 229,47 e este ano foi de R$ 273,96,
crescimento de 19%.
Apesar
do gasto médio do cartão de débito também ter marcado um crescimento de
17%, de R$ 155,91 para R$ 182,71, gastos com cartão de crédito são 50%
acima que com cartões de débito.
Fonte: Info Money
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