flagra 30 motoristas embriagados
Mantiveram-se estáveis os dados relativos aos acidentes e mortos e reduziu em 57% o número de feridos.
Policiamento e fiscalização
As ações de policiamento e fiscalização resultaram na aplicação de 927 multas por infração ao Código de Trânsito Brasileiro. Ficaram retidos para regularização 92 veículos. Foram recolhidas 33 carteiras de motoristas por estarem vencidas ou por direção sob efeito de álcool.
Acidentes Fatais
Altos
O primeiro acidente fatal ocorreu na manhã de quinta-feira (6), na rodovia BR 343, Km 310, zona urbana de Altos/PI. Uma colisão entre uma caminhonete, que se evadiu, e uma motocicleta provocou a morte do condutor da moto de nome José Gomes Malaquias, 55 anos. O corpo foi removido ao IML em Teresina.
Dom Expedito Lopes
Outro acidente fatal ocorreu na manhã de ontem (9) em área do município de Dom Expedito Lopes/PI, no km 271 da BR 316. Uma colisão frontal envolvendo os veículos GM/ Meriva, placa de São Paulo/SP e uma carreta Volvo emplacado no Espírito Santo, provocou a morte de dois passageiros do Meriva. Eles foram identificados como sendo Domingos José de Sousa e Elimar Silva de Sousa que foram socorridos ao hospital regional Justino Luz em Picos, mas não restiram aos ferimentos.
Prisões por embriaguez
Trinta (30) motoristas foram flagrados dirigindo depois da ingestão de bebida alcoólica. Onze (11) deles foram encaminhados presos às Delegacias de Polícia para responsabilização pelo crime de embriaguez ao volante. As prisões ocorreram nos município de Teresina (4), Parnaíba (3), Luis Correia (1), Monsenhor Gil (1), Picos (1) e São João da Fronteira (1).
Motocicleta Recuperada
Na tarde de ontem (9), em Nazaré do Piauí/PI, no km 266 da BR 230, foi recuperado o veículo HONDA/CG 125 Titan, placa LWJ8464/PI, conduzido por D.Q.S, para o qual havia registrado uma ocorrência de roubo/furto, constatado depois de consulta ao banco de dados de veículos. Depois de preso o condutor, juntamente com o veículo, foi encaminhado à Delegacia Regional de Polícia Civil de Floriano/PI;
Excesso de Velocidade
Um total de 874 veículos foram flagrados pelo radar circulando com velocidade acima do permitido pelo Código de Trânsito Brasileiro.
Análise do números
A análise da Polícia Rodoviária Federal no Estado do Piauí acerca da Operação Independência/2012 é que o incremento de efeito em 50%, o que totalizou mais 60 Policiais em atividade de policiamento e fiscalização, resultou em números favoráveis. Quebra-se uma tendência crescente no número de acidentes, feridos e mortos.
Registrou-se aumento de 128% no total de multas por infração de trânsito, que em 2011 foram 405, passando para 927 em 2012. Na Operação Independência do ano passado 06 (seis) motoristas foram flagrados dirigindo depois da ingestão de bebida alcoólica. Em 2012 este número saltou para 30 (trinta), o que representa um número cinco vezes maior.
Estes dados são capazes de demonstrar o elevado grau de desrespeito dos motoristas em relação às regras de segurança no trânsito, notadamente em relação a dois fatores determinantes para a gravidade dos acidentes que são o excesso de velocidade e embriaguez alcoólica ao volante.
Comunicação Social PRF/PI
Nenhum comentário:
Postar um comentário