segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

COCA - COLA MOSTRA O PIAUI

Vídeo natalino da Coca-Cola mostra o sonho de crianças pobres do sertão piauiense

Fazendo parte da sua programação de Natal, a Coca-Cola divulgou um vídeo gravado na comunidade rural Suspiro, município de Betânia do Piauí. O trabalho em linguagem cinematográfica mostra a difícil realidade de crianças que são levadas à escola de pau-de-arara, brincam com bolas improvisadas, pedrinhas, estilingues e muito pouco ouviram falar do Papai Noel. Sem energia elétrica e o mínimo de atenção do poder público, estas crianças esbanjam alegria, felicidade, fantasia e esperança. Apenas 17% das casas no município de Betânia do Piauí tem energia elétrica.
Este vídeo publicado na própria conta da Coca-Cola no Youtube é a primeira parte do trabalho. A segunda parte está anunciada para o dia 23 de dezembro, no intervalo do Fantástico, da Rede Globo.
SOBRE O FATO:
Pobreza do Piauí desperta atenção de um gigante capitalista, mas não sensibiliza políticos


O vídeo natalino da Coca-Cola gravado numa comunidade rural de Betânia do Piauí só evidencia o abismo que existe entre as regiões ricas e pobres do país e ajuda a piorar o posicionamento do Piauí, frente aos demais Estados, no imaginário do povo brasileiro. A poeirenta comunidade Suspiro entra para o álbum das imagens desoladoras que reforçam o estereótipo piauiense. Quando alguém, em qualquer lugar do Brasil, refere-se ao Piauí, a primeira ideia que assoma à mente é a indigência reinante sob a sequidão do sertão, embora uma riqueza hídrica incalculável esteja jorrando debaixo dos pés desta gente pobre, mas sem nenhum aproveitamento.
Está errado expor nossas vergonhas, exibir nossa pobreza? Claro que não. Errado é deixar centenas de crianças, jovens e adultos sofrendo no esquecimento, desprezados pelos governantes egocêntricos, vaidosos e insensíveis; gente que considera os mandatos recebidos do povo como uma vitória pessoal a ser comemorada com troféus e regabofes nos salões finos da capital, centenas de anos luz distante da realidade de quem nunca sequer viu uma televisão na sua frente, porque no seu lugar não existe energia elétrica.
Vídeos realísticos como este da Coca-Cola não deveriam constranger apenas o povo piauiense que luta renhidamente contra o bulling praticado pelos seus patrícios moradores dos Estados ricos. É uma pena que a exposição de tamanha pobreza não mobilize os políticos do nosso Estado e do Brasil para apresentar soluções urgentes. Em vez de se preocuparem com o povo pobre e humilhado da caatinga piauiense, nossos glamorosos políticos se refestelam nos salões palacianos em torno de projetos de poder para eles.
A seca calamitosa que açoita nosso sertão cinzento não sensibiliza os governantes e representantes piauienses. Eles estão muito ocupados! Afinal, 2014 bate à porta e costurar acordo políticos exige dedicação full time. Não sobra tempo para preocupações com aquela criança que vai à escola de pau-de-arara e anoitece à luz das lamparinas com seus pavios untados de querosene.
É mais fácil o drama do sertão piauiense despertar a atenção de um gigante do capitalismo visceral, que é a Coca-Cola, do que o espírito natalino nos nossos políticos. Poucas são as honrosas exceções que, de minoritárias, chegam a ser insuficientes.
Lamentável que um país que se jacta do crescimento do PIB e da conquista de posições entre os países mais ricos do mundo, ainda tenha comunidades que mais parecem recortes das regiões indigentes da África e da Ásia. 

Vídeo mostra pobreza e sonhos no sertão piauiense.

Nenhum comentário: