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sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Porto de Luís Correia fica fora de plano de investimento

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Imagem: Divulgação
Plano privilegia basicamente portos que já estão em funcionamento. Porém, com o investimento em portos já existentes, aumenta a distância em infraestrutura logística entre aqueles estados que já possuem estrutura portuária e os que ainda procuram tirá-la do papel. O Piauí é um dos que está no fosso na escala rumo ao desenvolvimento.

Um dos temas da última reunião da bancada do Piauí com a ministra do Planejamento Miriam Belchior, o Porto de Luís Correia, para o qual os parlamentares pediram mais recursos, não foi contemplado no programa de desenvolvimento em logística de investimentos nos portos lançado nesta quinta-feira (6) pelo governo federal. Diante dos pedidos da bancada, a ministra, naquela reunião, pediu aos presentes que esperassem o lançamento do plano para se constatar o quanto o Estado iria receber. O resultado já é conhecido. O Piauí não receberá nada.

- O investimento é de R$ 54,2 bilhões até 2017.



O programa prevê a aplicação de R$ 54,2 bilhões em investimentos, em arrendamentos e Terminais de Uso Privativo (TUPs). Desse montante, R$ 31 bilhões até 2014/2015 e R$ 23,2 bilhões entre 2016/2017.

A solenidade de lançamento ocorreu no Palácio do Planalto, com a presença do ministro dos Portos, Leônidas Cristino. As ações para os portos são decorrentes do Programa de Investimento em Logística, lançado em agosto para os setores ferroviários e de transporte, com o objetivo de aumentar o ganho de produtividade e a competitividade da área portuária do País.


- Os portos a sere beneficiados no Nordeste brasileiro

Segundo as informações oficiais “os portos beneficiados na Região Sudeste são os de Espírito Santo, Rio de Janeiro, Itaguaí e Santos; no Nordeste, Cabedelo, Itaqui, Pecém, Suape, Aratu e Porto Sul/Ilhéus; no Norte, Porto Velho, Santana, Manaus/Itacoatiara, Santarém, Vila do Conde e Belém/Miramar/Outeiro; e no Sul, Porto Alegre Paranaguá/Antonina, São Francisco do Sul, Itajaí, Imbituba e Rio Grande”.

Ainda segundo as informações do governo “estão previstos outros R$ 2,6 bilhões para investimentos em acessos hidroviários, rodoviários, ferroviários e em pátios de regularização de tráfego nos 18 principais portos públicos brasileiros, sendo R$ 1 bilhão, do Ministério dos Transportes. O restante será executado principalmente pelos estados e iniciativa privada. Esses investimentos complementam as ações já contempladas em outros programas governamentais, como o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), o Programa de Investimentos em Logística de Concessões e o Programa Federal de Concessão de Rodovias já em curso”.

Prazo de conclusão do Porto de Luís Correia era final de 2010
O argumento do Palácio do Planalto é o de que a prioridade na destinação dos recursos é justamente nos portos onde já há um mínimo de infraestrutura. Prometido por Wellington Dias (PT) para ser inaugurado final de 2010, o Porto de Luís Correia, a cada ano que passa, necessita de valores maiores para que seja concluído.
opinião do leitor os gorvenadores do ceara e maranhão lutam para que o porto de luis correia seja uma historia sem fim onde poderia trazer riquezas drogas e muita protituição para nossa cidade revolução de que um piaui de todos os corruptos eganadores que sai bem na foto sou o bom o melhor quando ganha despresa a região norte alem da seca as mentira de um gorverno mentiroso
Fonte: Portal AZ

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