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quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Maria Fumaça fazendo o percurso para o atracadouro do Porto das Barcas


A Velha Maria Fumaça na Rua Grande (Av. Pres. Vargas) em frente ao Casarão de Simplício Dias, em Parnaíba, anos 30. Foto (abaixo) pertence ao arquivo pessoal de Carlos José Candeira, publicada por Helder Fontenele no Facebook "Parnaíba das Antigas".
Maria Fumaça na Rua Grande, atual Avenida Getúlio
Vargas, em Parnaíba
A Maria Fumaça, atualmente reformada e em exposição na Esplanada da Estação, em Parnaíba (PI)  pertencia a Estrada de Ferro Central do Piauí, empresa ferroviária piauiense que ligava Teresina a Luís Correia (antiga Amarração), no litoral do estado. Foi criada no início do século XX, inicialmente ligando a Vila de Amarração (atual Luís Correia) a Piracuruca. Entre os anos 50 e 60 foi interligada ao trecho de Piripiri a Altos.
Assim efetivava-se sua completa interligação da capital Teresina ao pretenso porto marítimo de Amarração (Luís Correa), obra que se arrastava desde o império. A estrada de Ferro Central do Piauí foi prejudicada pela inconclusão do Porto; foi considerada de tráfego baixo e foi desativada em meados da década de 1990. Tinha rota nas cidades de Teresina, Altos, Campo Maior, Cocal de Telha, Capitão de Campos, Piripiri, Piracuruca, Brasileira, Cocal, Buriti dos Lopes, Parnaiba e Luís Correia. Conhecida também pela sigla EFCP, e integrava o sistema da RFFSA, Rede Ferroviária Federal S A. É quase paralela à BR 343.
No início do século XX a Maria Fumaça ia até o Porto das Bancas onde existia um atracadouro de navios a vapor que levavam matérias-primas para a Inglaterra e traziam as mercadorias da Europa. Agora é um conjunto arquitetônico parcialmente preservado. Após uma reforma e obras de revitalização passou a ser um centro cultural vivo, que atrai parte da população parnaibana e turistas.
Entretanto, como nem todos os prédios tombados pelo IPHAN (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) foram reformados, uma grande parte do Complexo Arquitetônico do Porto das Barcas está desmoronando.  Porto das Barcas está intimamente ligado ao começo de Parnaíba e tem uma grande contribuição para dar à vida econômica e cultural da cidade.
Ele disse que o Porto das Barcas pode ser dividido em dois momentos: um da pujança econômica, que vai até meados do século XX; e o do século XX, principalmente das duas últimas décadas, quando o significado do Porto das Barcas passou a ser cultural e boêmio.

Por José Wilson jornal da parnaiba

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