Um homem foi preso por receptação e outros dois foram autuados por furto qualificado em uma operação da Polícia Civil, deflagrada nesta quinta-feira (08/02), pela Delegacia Especializada na Defesa de Bens e Serviços Públicos (Debesp) de Teresina, que teve como finalidade o combate ao furto de energia elétrica nos municípios de Cocal e Caraúbas do Piauí, no Norte do estado.


De acordo com o repassado ao Blog do Coveiro, a Equatorial Piauí registrou boletim de ocorrência acerca do furto de energia elétrica em várias propriedades rurais em Cocal e de uma torre de transmissão da empresa, que fica no município de Caraúbas do Piauí, próximo a subestação. Os agentes da Debesp e uma perita criminal da Polícia Civil foram à campo com suporte de equipes técnicas especializadas da concessionária e constaram a veracidade das denúncias anônimas.

CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.


A primeira irregularidade encontrada foi acerca do furto de uma torre de transmissão, que foi desmanchada e teve toda a sua estrutura metálica surrupiada, onde parte do material foi localizado em uma propriedade na Vila Taboquinha, zona rural de Caxingó. O dono do imóvel, de identidade não revelada, recebeu voz de prisão e foi conduzido para a Delegacia de Polícia Civil de Buriti dos Lopes, onde foi autuado em flagrante delito pelo crime de receptação, que é afiançável. O investigado foi posto em liberdade, mediante o pagamento de uma fiança estipulada em R$2 mil.


Durante as inspeções em várias localidades rurais de Cocal, as equipes constataram a prática, popularmente conhecida como 'GATO', estava predominando em algumas propriedades de grande porte, onde haviam ligações direta de energia sem que fossem registradas pela mediação, respectivamente, ocasionando um grande prejuízo no faturamento da Distribuidora.


Ainda conforme o colhido pela nossa reportagem, os proprietários/responsáveis não foram encontrados, porém, todas as provas da prática criminosa referente ao furto qualificado mediante fraude recaem a duas pessoas, também de identidade não revelada pelos policiais. Na ocasião, as equipes da Equatorial, em apoio à ação, confiscaram vários metros de cabos de fornecimento irregular que supriam os sítios. Todo o material foi recolhido e apresentado na Delegacia de Polícia Civil de Cocal.