segunda-feira, 16 de dezembro de 2024

Polícia Ambiental apreende dezenas de aves silvestres, incluindo guarás, em Luís Correia

 

.com/img/a/

Uma ação conjunta da Polícia Militar do Piauí resultou em uma importante apreensão de animais silvestres na manhã deste domingo (15/12). Em uma operação realizada pela 2ª Companhia de Policiamento Ambiental (CIPA), dezenas de aves, incluindo seis guarás-vermelhos, símbolo do Delta do Parnaíba, foram resgatadas de um criadouro clandestino no bairro Triângulo, em Luís Correia.

.com/img/a/
Foto: PM-Abiental

A operação foi deflagrada após denúncias de que um homem estaria comercializando aves silvestres em um grupo de mensagens. Os policiais militares, após marcarem um encontro com o suspeito, conseguiram apreender as aves em sua residência.



De acordo com a Polícia Militar, foram encontradas:
60 marrecos
6 guarás-vermelhos
11 pássaros de diversas espécies, como sabiás, bicudos e currupiões


A captura e comercialização de animais silvestres é crime ambiental e representa uma grave ameaça à fauna local. Os guarás-vermelhos, em especial, são aves de grande importância ecológica e cultural para o Brasil, e sua captura e comercialização são proibidas por lei.



O homem responsável pela criação das aves em cativeiro foi autuado em flagrante e responderá por crime ambiental. Ele alegou que tinha as aves como “hobby” e negou a intenção de comercializá-las, mas as evidências encontradas, como vídeos circulando em redes sociais, indicam o contrário.


Todas as aves apreendidas foram encaminhadas para o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA), onde passarão por avaliação e serão encaminhadas para um centro de triagem de animais silvestres ou soltas em áreas adequadas.

A Polícia Militar reforça a importância da denúncia para combater o crime ambiental e proteger a fauna local.

Nenhum comentário: