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segunda-feira, 11 de junho de 2012

Estação Floriópolis um pedaço da história ferroviária do Piauí


Estação Floriópolis
A reforma feita pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional) na antiga e histórica Estação Ferroviária de Floriópilis foi concluída e ficou realmente digna dos parnaibanos, mas o problema é a via de acesso que praticamente inexiste. Após sair da BR 343 o turista vai se deparar com uma estrada de terra e que no inverno tem muita lama entre o Jardim Vitória até chegar a estação. Esta é uma questão que precisa ser sanada para tornar a estação em um verdadeiro ponto turístico.

Além da construção da via de acesso a estação, também precisa ser colocada uma placa indicando o local preciso para entrar, pois muitos turistas deixam de ir até lá simplesmente por não saber a entrada e outros por desconhecer a existência dela.

Um ponto turístico de Parnaíba que merece visitação:

Por muito tempo este local ficou abandonado e a reforma o transformou em um dos pontos turísticos de Parnaíba mais singular, por ser afastada, a visitação não é tão frequente. A estação é uma edificação pequena, com planta simples, composta por um único cômodo sobre uma plataforma rampada, possui um trabalho de escaiola nas suas paredes e forro, é uma obra simples, porém bastante trabalhada. Quem tiver a oportunidade de visitar vai se surpreender a estação de Floriópolis é um convite ao passado e apesar do acesso, vale apena conferir.

Histórico completo da Estação de Floriópolis:

A estação de Floriópolis foi inaugurada no dia 1º de maio de 1922, com a linha entre Luiz Correia e Cocal. Fica entre Parnaíba e Luiz Correia, antes da ponte metálica que separa os dois municípios. "Apesar de localizada próxima ao conjunto residencial Jardim Vitória, portanto fora dos limites do Centro Histórico de Parnaíba, a Estação Floriópolis merece ser destacada, pois é a representação dos anos áureos do transporte ferroviário no estado do Piauí. Ela integrou a Estrada de Ferro Central do Piauí e foi construído na primeira década do século XX para servir de ponto de embarque no trecho Parnaíba-Luis Correia.

Dezenas de trabalhadores da EFCP abriram caminho para o mar e auxiliaram na construção da ponte sobre o Rio Portinho, que ligava as duas cidades. Floriópolis foi uma das mais antigas e movimentadas estações da região e apresentava, além do prédio de embarque, uma Casa de Turma (local de trabalho e alojamento dos funcionários). O trabalho era gerenciado pelo chefe da estação ou feitor, cuja residência localizava-se ao lado da estação. O trem saía de Parnaíba, passava por Catanduvas (antigo aeroporto), Estação Floriópolis, Pau d'Arco (próximo ao Country Club) e Bela Mina (ponte metálica na divisa dos dois municípios) para então chegar a Estação Central de Luis Correia. Havia também uma estação (hoje totalmente destruía) na praia de Atalaia e nos finais de semana o trem fazia várias viagens com centenas de banhistas de Parnaíba a praia de atalaia em Luis Correia.

Em 1974, o trecho foi desativado, permanecendo ativa por mais alguns anos apenas a linha Parnaíba-Teresina. Atualmente, a estação é parte de um espólio abandonado e encontra-se em péssimo estado de conservação. Ao longo dos trilhos, é possível encontrar outras pequenas estações, galpões, pontos de embarque, todos igualmente abandonados e deteriorados. “Somente a casa do chefe da estação, habitada pela família de um antigo feitor, está parcialmente conservada” está de pé, sendo um curioso exemplo de arquitetura eclética para uma pequena parada, talvez o único exemplo desse tipo no Brasil.

Aos domingos o trem fazia quatro viagens, saindo de Parnaíba, passando pelo Catanduvas, Floriópolis, Pau d'Arco, Bela Mina e Luis Correia e Praia de Atalaia.

fonte: Jornal da Parnaíba

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