sábado, 13 de julho de 2024

Meteoro corta o céu do Piauí e clarão transforma noite em dia por um instante; vídeos

 

Por  — Rio de Janeiro

 

Uma bola de fogo iluminou o céu do Piauí na madrugada deste sábado, por volta das 0h10, e chamou atenção nas redes sociais. Vídeos publicados por moradores de várias cidades mostram o momento em que o objeto, ainda não identificado, “rasga” o céu e provoca o clarão visto de várias cidades.

Meteoro corta o céu do Piauí e clarão transforma noite em dia por um instante
Ponto do vídeo, 0 minuto e 0 segundo.
00:14/00:54

Meteoro corta o céu do Piauí e clarão transforma noite em dia por um instante

Nas redes sociais, há registros de câmeras de segurança e publicações de internautas que presenciaram a situação em Elesbão Veloso, Aroazes, Itainópolis, Conceição do Canindé, Massapê do Piauí, Campo Maior, Caridade, Jacobina do Piauí, Curral Novo, Belém do Piauí, Padre Marcos, Piracuruca, Piripiri, Francisco Macedo e Patos do Piauí. Em algumas cidades pernambucanas o fenômeno também teria sido observado

No X, Wilaa Manrilo, de Elesbão Veloso, registrou o exato momento da passagem da “bola de fogo”. O vídeo mostra uma criança brincando em uma festa junina quando o clarão ilumina o céu. “Gente do céu, acabou de cair um meteoro na minha cidade”, escreveu na postagem.

Clarão no céu do Piauí — Foto: Reprodução
Clarão no céu do Piauí — Foto: Reprodução

Muitas pessoas relataram que sentiram suas casas tremendo devido à forte explosão. “Misericórdia, o clarão balançou a estrutura da casa inteira”, disse a manicure Vanessa Moura, moradora de Patos. “Quando as paredes daqui de casa tremeram, quase fui de base”, comentou outro morador.

Quais são as cores comuns de meteoros?

Algumas cores comuns de meteoros são: laranja-amarelado (sódio), amarelo (ferro), azul-verde (magnésio), violeta (cálcio) e vermelho (nitrogênio e oxigênio atmosféricos).

Cores correspondentes com a formação química da rocha — Foto: Divulgação/AccuWeather
Cores correspondentes com a formação química da rocha — Foto: Divulgação/AccuWeather

Nenhum comentário: