domingo, 31 de agosto de 2025

Amigo de ex-comandante da Guarda Civil diz que ela não traiu suspeito: “Penélope foi vítima”

 




Diante da repercussão do assassinato da ex-comandante da Guarda Civil Municipal de Parnaíba, Penélope Brito, e do vereador Thiciano Ribeiro, o professor de Direito de Teresina, Soares, usou suas redes sociais para criticar como parte da população abordou o caso. 

MOTIVAÇÃO DO CRIME

O principal suspeito do crime é Francisco Fernando de Oliveira Castro, ex-companheiro de Penélope. Recentemente, o advogado do suspeito, Marcos Vinícius, concedeu uma entrevista à Rede Meio Norte, na qual alegou que Francisco teria passado por um "surto psicótico" ao descobrir uma traição que durava cerca de um ano. Segundo ele, o suspeito estava emocionalmente instável e transtornado no momento do crime.

A partir dessa versão, começaram a circular nas redes sociais comentários que criticam Penélope, sugerindo que ela de alguma forma "merecia" o que aconteceu, segundo o professor Soares. Ele ainda destacou que ela não traiu o acusado.

Em sua fala, ele reforçou a importância de se analisar criticamente as declarações que têm circulado sobre o caso e defendeu a necessidade de um debate mais responsável e ético sobre o assunto.

“Isso daí não é motivo. Nada justifica. E eu também estou aqui em defesa dela que eu falei. Eu conheci a Penélope, eu fui amigo dos dois, do casal, por ser amigo dela, logicamente era amigo do casal e sei do respeito, sei da do caráter, da consideração que ela manteve durante todo o casamento”, disse o professor.


APELO

Conforme o amigo, após a separação, ambos seguiram suas vidas e iniciaram novos relacionamentos.  O professor fez um apelo pelo respeito à família, à vítima e pela lembrança de Penélope.

“O que ela precisa é de homenagens, é de reconhecimento do tamanho da mulher que ela era, do tamanho das coisas que ela fez por todos. Uma pessoa que pegava o meu problema, o seu problema, botar debaixo do braço e ia resolver”, disse.

PF prende homem em flagrante durante ações de combate ao abuso sexual infantojuvenil

 


 As Operações Silêncio Quebrado 10 e Mistério Quebrado foram deflagradas em Barras/PI

PARNAÍBA-PI. A Polícia Federal deflagrou, na manhã desta sexta-feira (29/8), no município de Barras/PI, duas operações policiais relacionadas ao combate do abuso sexual infantojuvenil por meio da Internet.

Na Operação Silêncio Quebrado 10, foi cumprido um mandado de busca e apreensão, com a finalidade de proteger vítimas de abuso sexual, ao interromper crimes de armazenamento de imagens com conteúdo sexual.

Já na Operação Mistério Quebrado, policiais federais cumpriram três ordens judiciais de busca e apreensão, com o intuito de identificar o crime de extorsão sexual praticado contra um adolescente.

Todos os mandados judiciais foram expedidos pela Central de Inquéritos de Teresina/PI e pela Justiça Federal do Estado do Piauí.

Durante o cumprimento das medidas cautelares, foi efetuada a prisão em flagrante de um homem, suspeito de armazenar material de abuso sexual contra crianças e adolescentes pela internet e em posse de drogas. Foram apreendidos, ainda, dispositivos eletrônicos, que serão submetidos à perícia técnica, com o objetivo de subsidiar o aprofundamento das investigações.

A venda, o armazenamento e o compartilhamento de fotografias, vídeos ou qualquer outro registro de imagem de abuso sexual envolvendo criança ou adolescente são crimes previstos no Estatuto da Criança e do Adolescente.

A Polícia Federal reafirma seu compromisso com a proteção integral de crianças e adolescentes e seguirá atuando com firmeza no combate aos crimes de abuso e exploração sexual infantojuvenil.

Comunicação Social da Polícia Federal no Piauí

 


De acordo com a polícia, os homens marcam encontros pela internet com “mulheres”, mas, no motel, se deparam com travestis e acabam sendo ameaçados.

Uma vítima procurou a Central de Flagrantes de Teresina | Foto: Saymon Lima / Portal Meio News
Local businesses and job opportunities

Um novo golpe está sendo denunciado em Teresina. Travestis se passam por mulheres em encontros sexuais e, ao se encontrarem com as vítimas, passam a extorqui-las, ameaçando divulgar o ocorrido. O alerta foi feito neste domingo (31) pelo delegado Odilo Sena, após a denúncia de um homem que caiu no golpe.

O delegado relatou que as vítimas são homens casados, que procuram mulheres na internet, marcam encontros em motéis na capital e, quando chegam no local, “na verdade, se depara com um travesti".

Diante da situação, o travesti grava o homem, cobrando um valor, dizendo que transou, dizendo que houve uma prestação de serviço e por conta do constrangimento, muitas vezes, na maioria das vezes, segundo a própria informante que nos passou, aqui de um dos nossos procedimentos, os homens não têm nenhum tipo de relacionamento, mas por conta da situação e da possibilidade de gerar grave constrangimento dentro da família, dentro entre os amigos, enfim (optam por pagar), explicou o delegado.

O valor do prejuízo às vítimas varia. Segundo a Polícia Civil, os pagamentos exigidos vão de R$ 500 a R$ 1.500. O delegado Odilo Sena ressaltou que o crime ocorre há muito tempo e orientou que qualquer pessoa que caia nesse esquema procure imediatamente as autoridades policiais.

Fonte: Portal Meio Norte

Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na manhã deste domingo, 31 de agosto, na PI-116, no centro de Luís Correia.


 Um acidente envolvendo dois veículos foi registrado na manhã deste domingo, 31 de agosto, na PI-116, no centro de Luís Correia. De acordo com informações, um dos veículos estava parado quando outro, desgovernado, colidiu com sua traseira.


O condutor do veículo que provocou a colisão foi socorrido por uma equipe do SAMU e encaminhado ao Hospital Estadual Dirceu Arcoverde. Até o momento, não há informações sobre a presença de ocupantes no veículo que estava parado.


A Polícia ainda não divulgou detalhes sobre as causas do acidente ou possíveis danos aos veículos.


#Acidente #LuísCorreia #PI116 #Notícias #SAMU #Trânsito #Urgente #Colisão #MotoristaFerido #SegurançaViária #NotíciaLocal #Domingo #Emergência #brasil

PF RESGATA 80 TRABALHADORES EM CONDIÇÕES ANÁLOGAS A ESCRAVIDÃO NO MARANHÃO

 



Entre os dias 13/7 e 26/8, uma operação conjunta da Polícia Federal no Maranhão, Auditores-Fiscais do Trabalho do Ministério do Trabalho e Emprego e um representante do Ministério Público do Trabalho resultou no resgate de 80 trabalhadores submetidos a condições análogas à escravidão nos municípios maranhenses de Magalhães de Almeida e Barreirinhas.Na zona rural de Magalhães de Almeida, foram resgatados 76 trabalhadores que atuavam na extração da palha de carnaúba. Eles viviam em alojamentos precários, sem acesso a água potável, instalações sanitárias adequadas ou alimentação digna, em um cenário de grave violação aos direitos humanos e trabalhistas.

Já em Barreirinhas, a ação impediu que quatro pescadores embarcassem em uma jornada de até 15 dias em mar aberto, em condições insalubres e sem garantias mínimas de segurança, expondo-os a riscos físicos e psicológicos severos.

Todos os trabalhadores foram imediatamente afastados das atividades, e os responsáveis foram identificados e notificados a realizar o pagamento das verbas trabalhistas devidas, incluindo indenizações por danos morais. Na esfera penal, a Polícia Federal instaurará inquérito policial para apurar os fatos e responsabilizar os envolvidos.


Comunicação Social da Polícia Federal no Maranhão

sábado, 30 de agosto de 2025

Dentista é preso acusado de tentar matar a esposa a tiros em Teresina

 eja detalhes - 


O dentista André Rezende foi preso preventivamente, acusado de tentar matar a esposa com dois disparos de arma de fogo, no bairro Piçarreira, zona Leste de Teresina. A prisão foi decretada pela Justiça do Piauí após representação do Núcleo de Feminicídio do Departamento de Homicídio e Proteção à Pessoa (DHPP) e cumprida nesta sexta-feira (28).

Foto: Reprodução

O crime

Segundo informações do inquérito, o caso aconteceu no dia 18 de agosto, após uma discussão motivada por ciúmes. Na ocasião, André enviou mensagens ameaçadoras à esposa, identificada pelas iniciais M.S.X.H., chegando a dizer: “quando chegar em casa, você me paga”.

Ao retornar para a residência, a vítima foi surpreendida pelo marido armado, que saiu de um matagal próximo gritando: “eu vou te matar, desgraçada”. Ela pediu ajuda a um motorista que passava pela avenida, mas, ao tentar entrar no veículo, foi atingida por disparos no braço e no antebraço esquerdos.

A mulher foi socorrida para uma UPA e depois encaminhada ao Hospital de Urgência de Teresina (HUT), recebendo alta no dia seguinte. Os médicos optaram por não remover de imediato o projétil alojado em seu punho, por risco de complicações.

Relatos e provas

O boletim de ocorrência, o laudo pericial e os depoimentos confirmaram a versão da vítima. O laudo médico apontou lesões perfurocontusas e a presença do projétil.

Em depoimento, ela relatou que o casamento de 16 anos foi marcado por ciúmes e cobranças constantes, que se agravaram nos últimos meses. Também afirmou que o marido possuía armas de fogo registradas, por ser detentor de Certificado de Colecionador, Atirador e Caçador (CAC).

Decisão judicial

A prisão preventiva foi decretada no dia 21 de agosto pelo juiz Valdemir Ferreira Santos, da Central de Inquéritos de Teresina. O magistrado destacou que o crime foi cometido em via pública, com arma de fogo, em contexto de violência doméstica e motivado por ciúmes, representando risco concreto à integridade da vítima e à ordem pública.

— A frieza demonstrada na execução do crime, mesmo após a vítima buscar ajuda, indica que sua liberdade poderá favorecer a reiteração criminosa, além de intimidar ou silenciar a vítima, afirmou o juiz.

A decisão determinou ainda busca nos endereços do dentista, apreensão das armas registradas em seu nome e suspensão do seu registro de CAC.

O Ministério Público se manifestou favorável à prisão e solicitou diligências adicionais, como a oitiva de familiares e dos filhos do casal, para investigar o histórico de violência psicológica, patrimonial e física, além da análise das mensagens enviadas pelo acusado.

Habeas corpus

Na sexta-feira (28), André Rezende compareceu ao DHPP, onde entregou suas armas e teve o mandado de prisão cumprido. No sábado (29), a defesa ingressou com pedido de habeas corpus para revogação da preventiva.

O advogado Eucherlis Teixeira argumenta que o dentista é primário, possui residência fixa, profissão definida e colaborou com a investigação ao entregar voluntariamente as armas. O pedido de liberdade provisória ainda será analisado pela Justiça.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil

Dois homens são condenados por crimes contra mulheres no PI

 

Por Ilanna Serena, g1 PI

 

O que é feminicídio?

O que é feminicídio?

Duas sessões do Tribunal do Júri, na quinta-feira (28), resultaram na condenação de dois homens por crimes graves de violência contra mulheres, ocorridos em Valença do Piauí e Porto. As penas somadas ultrapassam 47 anos de prisão.

No Fórum de Valença do Piauí, Rogério Gomes de Sousa foi condenado a 36 anos e 9 meses de prisão em regime fechado, por matar a tiros a ex-namorada, a adolescente Emily Hellen Alves Moura, de 16 anos.

O crime ocorreu em 9 de setembro de 2022, na residência da mãe da vítima e na frente do filho do ex-casal, que na ocasião tinha apenas cinco meses. Após o crime, Rogério também ameaçou outros familiares da vítima com a arma e fugiu. Ele permaneceu foragido por 15 dias e foi preso em Pouso Alegre (MG) .

"Contribuíram para a condenação os maus antecedentes e a reincidência criminal do acusado. O magistrado destacou ainda as circunstâncias brutais do delito e as consequências devastadoras do ato, que deixou órfão o filho de apenas cinco meses e traumatizou os familiares presentes", informou o Ministério Público do Piauí.

Já no Fórum de Porto, Gabriel Devid da Silva Pereira foi condenado a 11 anos de prisão por tentativa de homicídio, qualificado pelo feminicídio, contra sua ex-companheira. O crime ocorreu em 8 de outubro de 2024, em frente à casa da família da vítima.

Na ocasião, Gabriel Pereira desferiu cinco golpes de faca contra a ex-companheira, que precisou ser submetida a duas cirurgias de emergência, correndo risco de morte.