As forças de segurança dos estados do Piauí, Ceará e Maranhão deflagraram na manhã desta quinta-feira (29/08), a quarta fase da 'Operação Forasteiros', que resultou na apreensão de quatro armas de fogo, munições, entorpecentes e na prisão de 12 pessoas investigadas por integrarem facção criminosa, associação para o tráfico de drogas, posse e porte irregular de arma de fogo, dentre outros crimes cometidos na cidade de Luís Correia, no litoral do Piauí.


Os trabalhos foram coordenados pelo Delegado Filipe Leite, por meio da Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP) do Departamento Especializado no Combate às Facções Criminosas, Homicídios e Tráfico de Drogas (DFHT) da Delegacia Seccional de Luís Correia, com o apoio de militares do 24º BPM Atalaia, do DHPP do Ceará e da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado dos estados do Piauí e Maranhão (Ficco/PI e MA).

CLIQUE AQUI e siga o blog do coveiro no Instagram.


A operação decorre da conclusão de um inquérito policial que apontou a participação de 19 pessoas que integram uma célula da facção criminosa cearense Guardiões do Estado (GDE) com atuação no litoral piauiense, com ramificações no Maranhão. Dos 19 indiciados, dois continuam foragidos, sete foram capturados, seis já estavam no sistema prisional e quatro receberam medidas cautelares diversas da prisão, como monitoração eletrônica, proibição de contato com outros indiciados e recolhimento domiciliar noturno.


Durante a operação, foram cumpridos mandados de prisão e busca e apreensão domiciliar em três estados. No Ceará, foram executados dois mandados de prisão e um de busca e apreensão. Em São Luís, no Maranhão, foram cumpridos dois mandados de prisão e um de busca e apreensão. O restante dos mandados foram cumpridos no Piauí. As equipes policiais apreenderam quatro armas de fogo, sendo um revólver calibre 38 e três armas artesanais (duas calibres 12 e uma calibre 9mm que estavam escondidas em um barco), além de munições, drogas, balaclavas e celulares que serão submetidos à extração de dados para o prosseguimento das investigações.


CLIQUE AQUI E REVEJA a matéria da primeira fase da Operação Forasteiros


CLIQUE AQUI E REVEJA a matéria da segunda fase da Operação Forasteiros



Abaixo o nome dos 19 indiciados:

PRESOS NA OPERAÇÃO:


*Denílson Elói de Araújo, vulgo "Pio", de 22 anos. Ele ainda foi autuado em flagrante delito por tráfico de drogas e porte/posse irregular de arma de fogo de uso restrito. Ele fazia uso de tornozeleira eletrônica e durante as buscas, a polícia apreendeu um revólver calibre 38, munições e 51 pedras de crack.

*Wellington dos Santos, vulgo "Poder";

*João Guilherme Sousa de Paulo;

*Almir Silva Magalhães, vulgo "Índio";

*Marcos Aurélio Ravete Pinto, vulgo ''Maguin'';

*Leonora Sabino Morais, capturada na cidade de Pacatuba, no Ceará;

*Daiane Xavier Amarante, presa em São Luís do Maranhão.

JÁ SE ENCONTRAVAM NO SISTEMA PRISIONAL


*Francisco Natanael Mendonça da Silva, vulgo Gogô ou Chico (sistema prisional cearense);

* David Gabriel Xavier Amarante, vulgo Cebola, (sistema prisional maranhense);

*José Rian Campos Pereira (sistema prisional piauiense);

*Bruno Galeno da Silva, vulgo 'Faca Cega'(sistema prisional piauiense);

*Giovani Pereira Viana, vulgo 'Vaqueiro' ou 'Zói de Gato' (sistema prisional piauiense);

*Marcus Venicius dos Santos Queiroz (sistema prisional piauiense).

FORAGIDOS


*Francisco Geílson Vieira de Sousa Castelo Branco;

* Fábio dos Santos França, vulgo 'Sapucaia'.

A Delegacia de Polícia Civil de Luís Correia solicita à população que continue colaborando com informações que auxiliem no combate ao crime, garantindo o sigilo absoluto das denúncias. Para realizar uma denúncia anônima, os cidadãos podem preencher o formulário disponível no link bit.ly/denunciasdpluiscorreia ou se preferir, mandar mensagem para o WhatsApp: (86) 9.9492-5070.