domingo, 19 de agosto de 2012

Governador anuncia resultado de vacinação contra febre aftosa

Foram coletadas 6.983 amostras, sendo 4.301 de bovinos e 2.682 de pequenos ruminantes
O governador Wilson Martins anuncia nesta segunda-feira, às 11 horas, no Palácio Karnak, os números da 1ª Etapa 2012 da Campanha de Vacinação contra a Febre Aftosa, realizada em todo o Estado durante o mês de junho. Segundo o diretor da ADAPI, veterinário José Antônio Filho, paralelamente à etapa de vacinação contra febre aftosa, os técnicos do órgão realizaram a sorologia de febre aftosa. Foram coletadas 6.983 amostras, sendo 4.301 de bovinos e 2.682 de pequenos ruminantes (caprinos e ovinos), em 227 propriedades, abrangendo 167 municípios. A sorologia é uma das últimas etapas para que o Estado saia do Médio Risco para Área Livre com Vacinação.
“As amostras(soro) foram encaminhadas para o LANAGRO, laboratório do Ministério da Agricultura de Belém do Pará, no início de agosto. Estamos aguardando os resultados previstos para o final deste mês”, assegurou o diretor da ADAPI, ressaltando que o Piauí pode ser declarado Área Livre de Febre Aftosa com Vacinação ainda em 2012. Ele lembrou que a saída do Risco Desconhecido para Médio Risco já fez aumentar em mais de 100% o preço do bezerro nos grandes centros produtores, como a região de Corrente. “Com a Área Livre nossos animais serão muito mais valorizados, já que vamos poder vender para todas as regiões do País”.
O diretor da ADAPI ressaltou o apoio que tem recebido do Ministério da Agricultura e do governador Wilson Martins. “Todo o trabalho foi iniciado quando o governador Wilson Martins era secretário de Desenvolvimento Rural. Ele criou a ADAPI, realizou o Cadastro de Propriedades Rurais, promoveu concurso público”, assinalou.
Segundo José Antônio Filho, a ADAPI conta com uma estrutura voltada para defesa animal e vegetal composta de uma sede em Teresina, 13 regionais, 36 Unidades Sanitárias Animal e Vegetal, 179 Escritórios de Atendimento a Comunidade (EAC),15 Postos de Fiscalização Agropecuária. O órgão dispõe de um corpo técnico formado por 84 veterinários, 35 agrônomos, 265 técnicos em agropecuária, 68 auxiliares administrativos. A ADAPI conta com uma frota de 127 motos, e 81 carros, sendo que 27 são caminhonetes 4 x 4 traçadas, possibilitando a chegada de seus técnicos a propriedades de difícil acesso.

Nenhum comentário: