quinta-feira, 30 de junho de 2022

Avenida São Sebastião nova rita do portinho

 


O prolongamento da Avenida São Sebastião está bem adiantada, a obra da prefeitura de Parnaíba que a ex-secretária Gracinha deixou iniciada quando estava a frente da Infraestrutura.




Sesapi realiza reunião com a FMS para discutir aumento de casos de Covid-19

 


Preocupada com o aumento do número de casos de Covid-19, nas últimas semanas, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) esteve reunida, nesta quinta-feira(30), com a Fundação Municipal de Saúde de Teresina (FMS), para elaborar estratégias de contenção do crescimento dos casos da doença. 

Durante a reunião, ficou acordado que a Sesapi e FMS estarão trabalhando em conjunto para frear o crescimento dos casos de Covid-19. A secretaria estadual vai disponibilizar para a pasta municipal mais testes, conforme haja a necessidade por parte da Fundação e ambas estão em um esforço conjunto para ofertar leitos suficientes à população, caso precise. 

“A Sesapi já entregou mais de 30 mil testes à Fundação e vai estar enviando mais, à medida em que eles forem precisando. Nós estamos planejando estratégias para evitar o aumento da doença e também de disponibilização de leitos, caso seja necessário. Nosso trabalho sempre foi de forma preventiva para podermos sempre prezar pelas vidas do povo de Teresina e do Piauí como um todo”, disse o secretário de Estado da Saúde, Néris Júnior.  

O Boletim Epidemiológico Covid-19 da 25ª Semana- 19 a 25 de junho- apresentou um aumento de 1.839% nos casos positivos de Covid-19. Além disso, a taxa de positividade dos testes de RT-PCR, realizados pelo Laboratório Central  de Saúde Pública do Piauí (Lacen-PI), está na 5ª semana consecutiva de aumento, nos últimos sete dias ela subiu de 5.93% para 13.03%. Outro dado que também teve um acréscimo foi a taxa de transmissibilidade do vírus, que saltou de 1.05 para 1.43. 

“Este é o momento de planejar e prevenir para assim evitarmos a disseminação da doença. Sabemos que os casos estão aumentando e hoje podemos estar debatendo com a FMS esse processo de testagem e retaguarda de leitos, caso seja necessário.”, disse o diretor do Instituto de Doenças Tropicais Natan Portella, hospital de referência do estado para casos de Covid-19 e membro do Comitê de Operações Emergenciais do Piauí, José Noronha. 


 Para conter os casos da doença a Sesapi também pede a colaboração da população, que continue mantendo as medidas, determinadas no último decreto -como o uso de máscaras em locais fechados e de grande aglomeração- e procure os postos de vacinação para tomar suas doses dos imunizantes contra a Covid-19.

ASCOM/SESAPI

polícia Civil deflagra operação e cumpre mandados contra servidores do Detran-PI

 


 A Polícia Civil deflagrou na manhã desta quinta-feira (30) a operação 'Hidra de Lerna', com objetivo de desarticular uma organização criminosa responsável por fraudes na comercialização de veículos e confecção de documentos falsos. O 13º Distrito Policial, responsável pelo inquérito, estipula que o prejuízo às vítimas chegue em torno de R$ 150 milhões somente no Piauí.

“O prejuízo em relação a este inquérito é em torno de 12 milhões de reais, mas nós acreditamos que só no estado do Piauí gire em torno de 140 a 150 milhões”, explica o delegado Odilo Sena, titular do 13º DP. 

Até o momento, 14 pessoas já foram presas, incluindo dois servidores do Departamento Estadual de Trânsito (Detran), empresários e outros agentes públicos. Ao todo, foram expedidos 21 mandados de busca, apreensão e prisão temporária. 

“Foram expedidos 21 mandados entre busca e apreensão e de prisão temporária. Essa é a sexta fase da operação, na verdade. As outras foram coisas pontuais, porque a gente não estava entendendo a situação e quando a gente se deu conta era esse alvoroço todo que causou um enorme prejuízo, tanto para a pessoa física, jurídica, como para o Detran”, explicou Odilo Sena.

Os trabalhos estão sendo coordenados pelo 13º Distrito Policial, com apoio do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco) e outras unidades especializadas da Polícia Civil. 

Segundo Odilo Sena, as investigações contra o esquema criminoso tiveram início em março do ano passado, após a Procuradoria Jurídica do Detran encaminhar informações e documentos sobre uma suspeita de fraudes na confecção de documentos de veículos, que muitas vezes sequer existiam. O delegado pontua que existem cerca de 100 pessoas envolvidas na organização criminosa, envolvendo diversas regiões do Brasil. 

“Neste inquérito especificamente nós acreditamos que tem quase uma centena de pessoas envolvidas, envolvendo funcionários do Detran, servidores do Detran, envolve empresas ligadas ao Detran e envolve um cabedal de pessoas, de terceiros que por trás comandando toda a organização criminosa, tem gente evolvida de todo o lugar, de quase todo o Brasil", ressalta.           

Durante o cumprimento dos mandados, foram apreendidos diversos veículos, incluindo carros de luxo, além de armas e relógios. Odilo Sena informa ainda  uma faixa de 200 a 400 veículos foram fraudados somente no Piauí. 

Os presos da operação foram levados para a sede do Grupo de Repressão ao Crime Organizado (Greco), onde devem prestar depoimento. Na sequência, eles devem ser encaminhados para o sistema prisional.

Por meio de nota, o Departamento Estadual de Trânsito (Detran) se manifestou sobre a operação policial e a prisão de servidores. 

Confira a íntegra da nota: 

O Departamento Estadual de Trânsito (Detran-PI), informa que em decorrência da operação deflagada pela Polícia Civil denominada “Hidra de Lerna” esclarecemos que o Detran-PI não tem maiores informações acerca, tendo em vista que a investigação se encontra em sigilo.

Destacamos que, esta operação se iniciou no ano passado através de requerimentos expedidos pela Procuradoria do Detran-PI, no qual identificou a utilização de notas fiscais frias e foi repassado para as entidades policiais para apurar eventuais prejuízos cometidos ao Detran e ao governo do estado do Piauí.

O Detran-PI está sempre contribuindo com as autoridades policiais no encaminhamento de documentos para o seguimento desta operação. Eventuais esclarecimentos serão dados em entrevista coletiva pela delegacia geral.

 Fonte: Cidade Verde

Irmãos são presos: Um por baderna e o outro por atirar uma pedra na viatura policial

 


 A Polícia Militar atendeu uma ocorrência no centro da cidade de Cajueiro da Praia, próximo ao Cajueiro Rei, acabaram capturando um indivíduo de identidade não revelada, que estava promovendo baderna, dano e tentando agredir a dona da casa, que se trata da própria avó, além de ter entrado em vias de fatos com um vizinho que tentou apaziguar a situação.


O suspeito estava bastante alterado e sob efeito de bebida alcoólica ou entorpecentes, e enquanto era imobilizado pelos policiais, um irmão dele que se encontrava na mesma situação (sob efeito de droga licita ou ilícita), atirou uma pedra no para-brisa da viatura policial.

Diante dos fatos, ambos foram presos em flagrante delito e encaminhados para a Central de Flagrantes de Parnaíba para a tomada de medidas que os casos requerem.

Fonte: Blog do Coveiro

Adolescente é perseguido e morto com 10 tiros no bairro Ilha de Santa Isabel em Parnaíba

 


Um menor identificado por Rikelme Cruz Pinto, de 16 anos, foi executado a tiros na noite de ontem, quarta-feira (29), na rua José Viana do Nascimento, na Ilha de Santa Isabel em Parnaíba.



Segundo informações repassadas para a Polícia Militar, vários homens perseguiram o jovem e ao alcança-lo efetuaram diversos disparos, onde o mesmo não resistiu e foi a óbito no local.

A área foi isolada até a chegada da Perícia Técnica juntamente com o Instituto Médico Legal (IML) que localizaram dois estojos de pistola .40 e uma munição não deflagrada.

No corpo da vítima foram identificadas mais de 10 perfurações e após procedimentos de praxe o corpo do jovem foi encaminhado para o posto avançado no bairro Frei Higino.

Diligências foram realizadas no local no intuito de localizar e prender os executores, mas até o fechamento dessa matéria ninguém foi preso

Adolescente de 16 anos é executad0 a tir0s na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.

 

Um adolescente de 16 anos, identificado como Riquelme, mais conhecido como BIDU, foi executado com pelo menos 15 disparos de arma de fogo na noite desta quarta-feira (29/06) por volta das 20h30min no bairro Ilha de Santa Isabel, na cidade de Parnaíba, no litoral do Piauí.

IMG_20220629_215733
Foto/Folha do Delta

Segundo o Ten. Souza Rego, a Polícia recebeu informações de que a vítima estaria no local onde houve os disparos, o COPOM "Centro de Operações da Polícia Militar" mandou a FT "Força Tática" para averiguar, a qual constatou a veracidade do homicídio.

IMG_20220629_213153
Foto/Folha do Delta

A ocorrência foi registrada na rua José Viana, o local foi isolado até a chegada do Instituto Médico Legal (IML) e da Perícia para fazerem todos os procedimentos cabíveis.

IMG_20220629_213639
Foto/Folha do Delta

Ainda não se tem informações sobre o que motivou o crime.

Vídeo aqui

quarta-feira, 29 de junho de 2022

homicídio na ilha


 

Rafael x Silvio: Quem leva mais vantagens na disputa por vereadores de Teresina?

 


Grupos que polarizam a corrida pelo governo estadual disputam apoio de parlamentares municipais como nunca visto antes.

Governo e oposição travam uma disputa por vereadores em Teresina. Nunca na história da política piauiense esse tipo de político foi tão valorizado por quem disputa o governo do Estado. A briga aumentou depois que o presidente da Câmara, Jeová Alencar (Republicanos), aderiu a Sílvio Mendes (União Brasil), pré-candidato da oposição, depois, inclusive, de ter declarado apoio a Rafael.

Hoje, a maior parte dos vereadores da capital apoia o pré-candidato governista Rafael Fonteles (PT), que tenta diminuir o potencial de votos de Sílvio Mendes em Teresina, onde o oposicionista já foi prefeito por um mandato e meio. Com Rafael, são 20 vereadores, incluindo dois suplentes no exercício do mandato. A oposição tem 11 parlamentares, incluindo um suplente no exercício do mandato. Existe ainda um que não se definiu.

Rafael Fonteles e Sílvio Mendes (Foto/; Reprodução)

Esta reportagem considera 32 nomes. Os 29 eleitos em 2020, incluindo quem se licenciou para assumir secretarias, e os três suplentes que assumiram em seus lugares. Para se ter uma noção do que está em disputa, embora isso não signifique transferência de votos, o Lupa1 fez um levantamento para saber a soma de votos que cada lado tem nessa briga, considerando as votações de cada vereador em 2020. O vereador Renato Berger (PSD), que teve 2.504 votos, ainda não tem posição definida.

A soma de votos dos vereadores que hoje estão com Rafael totaliza 74.046 votos. Já o total de votos dos parlamentares que estão com Sílvio é de 51.954. Nesse cenário, a vantagem do pré-candidato do PT é de 22.092 mil votos. Porém, todos esses números são pequenos se comparados ao universo de eleitores da capital. Em 2020, mais de 420 mil teresinenses foram às urnas, considerando votos válidos, brancos e os que anularam. Outros 138 mil nem votar foram. O eleitorado de Teresina supera os 560 mil votantes.

Do lado do governo, lideranças aliadas garantem que nenhum vereador que hoje apoia o pré-candidato Rafael Fonteles em Teresina vai deixar o palanque governista para aderir a Sílvio Mendes. Já do lado da oposição, o presidente regional do Progressistas, deputado estadual Júlio Arcoverde, promete para o dia 16 de agosto, no aniversário da capital, um evento de adesão de mais oito vereadores à pré-candidatura de Sílvio. 

Entre os que hoje apoiam Rafael Fonteles estão dois vereadores do PSDB, Venâncio Cardoso e Gustavo de Carvalho, e um do Progressistas, siglas que estão com Sílvio Mendes. O vereador do Progressistas com Rafael é Neto do Angelim, que inclusive esteve em um almoço com o petista no domingo (26). O partido acompanha com cara feia o comportamento do vereador que preferiu, pelo menos até aqui, ficar com Rafael.

Com Sílvio estão nomes como o de Ismael Silva, do PSD, partido da base do governo que indicou inclusive a primeira suplência de senador de Wellington Dias (PT). Ismael ainda não fez um ato de adesão a Sílvio Mendes, mas já deixou claro que vai declarar apoio ao pré-candidato oposicionista. Ele revelou que a direção do PSD tentou fazer com que ele apoiasse Rafael, sem sucesso. Ismael, de partido governista, vai com a oposição.

Aos eleitores, donos dos seus votos, que, por sinal, são secretos, cabe apenas assistir a essa briga. Aos que analisam política, vale esperar para saber até que ponto apoio de vereador pode ser decisivo numa eleição estadual. No dia 2 de outubro, teremos todas as respostas.

 Confira a tabela:

Perseguição frenética termina com seis assaltantes presos e veículos recuperados, no Piauí

 




Uma perseguição policial da Zona Leste à Sul de Teresina, seguida de troca de tiros, resultou em seis assaltantes presos, três veículos apreendidos e diversos celulares recuperados neste final de tarde de terça-feira (28/06) na Vila da Paz.

Segundo informações repassadas pelo cabo Onias, os assaltantes estavam na Zona Leste quando a equipe foi avisada da ocorrência.“Ligaram pra gente informando que esses elementos estavam fazendo assalto na área, a gente começou a fazer a perseguição e já fomos pegar todos eles ali na Vila da Paz", disse o policial.

"No Vale do Gavião roubaram um HB20. Graças a Deus, em conjunto com a Polícia Militar, junto com a RONE, ROCAM e pessoal do 6º BPM tivemos êxito e agora vamos levá-los ao delegado para os procedimentos cabíveis. Eles roubaram um carro preto, depois no Vale do Gavião entraram numa residência, levaram várias celulares e o HB20, mas foi tudo recuperado”, concluiu.

A ação contou ainda com apoio da Diretoria de Inteligência da PM-PI (DINT), BOPE e Polinter. Um veículo Nissan March também havia sido tomado de assalto pela quadrilha. Durante a perseguição, os suspeitos entraram na Vila da Paz e começaram a disparar contra as guarnições, havendo ali o início da troca de tiros que resultou nas prisões.

Todos os presos e o material apreendidos foram encaminhados à sede da Polinter, localizada no bairro Dirceu Arcoverde II, Zona Sudeste da capital.

Via Portal 180

Homem é executado a bala na cidade de Cajueiro da Praia

 


Uma execução foi registrada nas primeiras horas da manhã desta quarta-feira (29) na cidade de Cajueiro da Praia, Litoral do Piauí.

Policiais do Grupamento da Polícia Militar (GPM), foram acionados para uma ocorrência de disparos de homicídio, segundo informações homens armados invadiram a residência da vítima identificada apenas como “Pezão”, e efetuaram vários disparos.

Na tentativa de fugir dos disparos, “Pezão” tentou fugir pela porta dos fundos, correndo em direção a um terreno baldio próximo a sua residência, não resistindo e vindo a óbito no local.

O local foi isolado e a Perícia Técnica juntamente com o IML foram acionados para realizarem os procedimentos de praxe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários são de responsabilidade de seus autores, e não refletem, de maneira nenhuma, a opinião do redator deste portal.


terça-feira, 28 de junho de 2022

Após tentar estuprar mãe adotiva, adolescente a joga no poço

 


 A polícia apreendeu um menor de 16 anos nesta terça-feira (28/06) suspeito de tentativa de feminicídio contra a mãe adotiva. A mulher sofreu tentativa de estupro, foi esfaqueada e jogada dentro de um poço pelo próprio filho adotivo. O crime teria ocorrido na madrugada desta segunda-feira (27/06) na cidade de Esperantina, a 188 km de Teresina. 

Segundo a delegada Rosa Chaib, que investiga o caso, a vítima relatou que o menor tentou forçadamente ter relações sexuais com ela e ela não quis. Revoltado com a negativa, o adolescente desferiu dois golpes de faca na região do pescoço e em seguida jogou a mulher em um poço.

Poço que a mulher foi jogada

Ainda conforme a delegada, vizinhos que moram próximo ao local do crime ouviram os pedidos de socorro e conseguiram retirar a mulher de dentro do poço. 

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) foi acionado e prestou os primeiros socorros à vítima. Devido à gravidade dos ferimentos, a paciente foi encaminhada para o Hospital de Urgências de Teresina (HUT) em estado grave. 

 Fonte: 180 Graus

IDOSO É FLAGRADO COM MACONHA DENTRO DE TUBOS DE POMADAS NA PENITENCIÁRIA MISTA DE PARNAÍBA

 



Um senhor identificado como Francisco das Chagas dos Santos de 76 anos, foi preso por policiais penais na manhã de terça-feira (28/06) ao ser flagrado com maconha dentro de duas bisnagas de pomada enquanto tentava visitar um interno na Penitenciária Mista de Parnaíba.


Segundo as informações, o homem iria visitar um filho que cumpre pena no estabelecimento e durante a revista de rotina realizada pelos agentes o entorpecente foi localizado. O homem revelou que o material seria entregue a um de individuo de alcunha "Pingo de Fogo", no entanto, a medicação estava em uma sacola em nome do familiar.

Diante dos fatos, o idoso recebeu voz de prisão e foi encaminhado para a Central de Flagrantes de Parnaíba, onde o delegado plantonista o autuou pelo crime de tráfico privilegiado.



Fonte; Blog do Coveiro 

Faccionados são presos; drogas e eletrônicos apreendidos

 


 Por volta das 11h30 desta segunda-feira (27/06), as equipes do 12º Distrito Policial, sob o comando do delegado titular Ademar Canabrava realizaram a prisão de quatro homens. Eles teriam se assumidos como membros de uma facção criminosa. As prisões ocorreram na Zona Leste de Teresina. 

A equipe de investigação saiu para dar cumprimento a mandado de prisão em desfavor de um acusado de praticar tentativa de latrocínio contra um agente do 12º DP no último mês de março. No entanto, ao chegarem à residência do procurado, os policiais encontraram mais três homens embalando drogas para venda. Foram apreendidos ainda tablet, notebook, celular e uma carteira, além de entorpecentes.

“São traficantes, dizem eles que são do PCC, foram presos com drogas, notebook, isso aí tudo é objeto roubado e os encaminhamos todos para a Central de Flagrantes agora. Eles estavam lá embalando quando os policiais chegaram, eram cinco, um ainda conseguiu fugir, os outros quatro ficaram”, informou o delegado Canabrava.

Pertences roubados
De acordo com o delegado, os produtos apreendidos “são obejtos subtraídos de alguma vítima, geralmente os indivíduos levam aos traficantes para trocar por droga. Nós vamos agora aguardar alguem que os reconheça, que compareça à delegacia munido de documentos para que possamos fazer a resitituição ao seu legitimo dono”.

Relembre o caso
Ademar Canabrava relembrou o crime praticado contra um de seus agentes policiais: “Esse indivíduo do mandado de prisão realmente atentou contra a vida de um policial lotado aqui no 12º DP há uns 90 dias".

"Foi aqui no Satélite quando o policial estava saindo de um restaurante, foi abordado por três indivíduos, os três deram coronhadas no policial e tomaram a arma dele e esse que está preso foi o que atirou no policial, foi reconhecido, é bastante perigoso, ele os demais de seu grupo”, disse o delegado.

 Fonte: RP 50