Em 2010, o ex-prefeito José Hamilton Furtado Castello Branco (PTB), enganou os moradores da Colônia do Carpina, bairro Frei Higino. Na época, ele prometeu que o piscinão seria retirado do local até o segundo semestre de 2010 e que, no espaço destinado, seria construído uma área de lazer, com praça e quadra poliesportiva. Nada disso foi feito. No ano seguinte (2011), estava previsto uma obra de drenagem das águas, tanto do bairro Frei Higino quanto do bairro Piauí.
Mesmo com o repasse de mais de R$9 milhões de reais, quase nada foi feito e só gastaram R$280.000 (Duzentos e oitenta mil reais) na obra. Até hoje não se sabe o que aconteceu com o restante do dinheiro.
Gestão após gestão e em 2012, assumiu o cargo o atual Secretário de Saúde do Estado, o Florentino Neto Veras (PT). Ele até chegou prometer ações para acabar com os problemas de alagamento mas "nada", mais uma vez foi feito.
Na atual gestão que iniciou-se em 2017, até agora nenhum projeto foi elaborado ou apresentado à população. Muito pelo contrário, eles construíram um muro de contenção no local e, aumentaram o buraco "piscinão", que hoje está praticamente 3x maior que em 2010.
(Foto: PHB DRONES)
(Protesto dos moradores)
Além dos alagamentos constantes que ainda acontecem chuva após chuva, os moradores sofrem com doenças causadas por as enxurradas e, também, com a super desvalorização dos imóveis.
Resta saber o que será feito daqui pra frente, que ações serão tomadas, se existe algum projeto para solucionar os problemas dos alagamentos ou, se continuarão alimentando a indústria dos carros-pipa e bombas de sucção.
Por Everaldo Chagas