terça-feira, 28 de maio de 2013

Parnaíba conta com apenas 45 veículos para atender 25 mil pessoas

Cade nossos representante os vereadores que só dizem amem o Usuários reclamam da quantidade e de veículos em péssimas condições.

Prefeitura diz que ampliou fiscalização e que vai renovar a frota.


Apenas 45 veículos fazem o transporte público de pelo menos 25 mil passageiros em Parnaíba, segunda maior cidade do Piauí, localizada no Litoral do estado. Os usuários reclamam da pequena quantidade de vans e microônibus, do tempo de espera e ainda de veículos sucateados. O mau atendimento por parte de motoristas e cobradores também figura na lista de reclamações de quem utiliza o serviço, que é prestado por Cooperativas.
Vans e microônibus fazem o transporte dos passageiros em Parnaíba, no Litoral do Piauí (Foto: Josiel Martins)Vans e microônibus fazem o transporte dos passageiros em Parnaíba, no Piauí (Foto: Josiel Martins)
Para o universitário Emanuel Carvalho, 23 anos, que mora no bairro São Francisco e usa o serviço pelo menos três vezes na semana para ir até a universidade, localizada no bairro Reis Veloso, um dos maiores problemas é a superlotação dos veículos.

“Já ocorreu situações em que eu tive que ir no segundo degrau da porta e ela estava aberta.  Outro grande problema é a irresponsabilidade dos motoristas que ficam disputando passageiros e para isso ultrapassam outras vans de forma imprudente. Além disso tem a estrutura dos veículos que é péssima, são enferrujadas e não têm cinto de segurança”, relatou o estudante.

Quem também reclama do serviço é a professora Maria do Carmo. Segundo ela, o transporte é péssimo e o pior é ter que esperar pelas vans e ainda o tempo que elas levam para fazer um determinado percurso.

“Às vezes já cheguei a levar 50 minutos para me deslocar da escola em que trabalho para casa. Um absurdo, porque normalmente esse tempo poderia ser de meia hora no máximo. Outro dia entrei em uma van e o motorista estava falando ao celular e foi assim durante todo o percurso”, disse a professora.
Passageiros reclamam das condições dos veículos e do mau atendimento por parte dos motoristas (Foto: Josiel Martins)Passageiros reclamam das condições dos veículos e do mau atendimento (Foto: Josiel Martins)
De acordo com o secretário Heleno Maia, da Secretaria de Transporte ,Trânsito e Articulação com as Forças de Segurança, a prefeitura realizou inúmeras reuniões com a Diretoria da Coopertranp e Viação Marcelino, orientando aos diretores e proprietários dos veículos quanto a importância de buscar um melhor atendimento à população.

Sobre as reclamações das más condições dos veículos, o secretário disse que foi feita a aquisição de microônibus com capacidade maior para transporte de passageiros e que são realizadas vistorias técnicas constantemente. “Expedimos alvarás para aqueles que preenchem os requisitos estabelecidos no Código de Trânsito Brasileiro”, disse Heleno Maia.

Na página institucional da Prefeitura de Parnaíba na internet foi disponibilizado os horários de cada linha. No entanto, para o universitário Samuel Galvão, essa medida tem provocado um grande problema.
“Devido essa questão de horários estabelecidos os motoristas praticamente forçam idosos a subirem ou descerem das vans com pressa, às vezes quase os empurrando e faltando com respeito. Deixam de pegar passageiros em alguns pontos e ainda tem a disputa entre eles, o que aumenta os riscos de acidentes”, disse.

A prefeitura disse que a fiscalização foi intensificada e que adaptações foram feitas nas rotas com o propósito de atender moradores de bairros que surgiram recentemente na cidade. O secretário Heleno Maia também falou que em 2011 foi proposta a criação do Transporte Público de Parnaíba por meio de ônibus convencionais e chegou a ser aberta uma licitação. “Na fase de abertura dos envelopes o processo foi embargado e ainda aguardamos julgamento pelo Tribunal de Justiça do Piauí”, disse.

Patrícia Andrade Do G1 PI
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