quarta-feira, 11 de setembro de 2013

Governo fará novo estudo para Vila Olímpica em 60 dias


Maquete de como deve ficar a Vila Olímpica se concluído o projeto original, mas TCU determinou o redimensionamento.
Maquete original da Vila Olímpica
O Tribunal de Contas da União(TCU) determinou o redimensionamento do projeto original da Vila Olímpica de Parnaíba, adequando-o às condições econômica e demográfica daquele município. O projeto rejeitado pelo TCU foi dimensionado ainda em 2007, com o objetivo de colocar Parnaíba como subsede da Copa do Mundo de 2014. Mesmo a cidade não sendo escolhida como subsede, a proposta original - com recursos previstos do Ministério dos Esportes - foi mantida.
Pelo projeto, o item que mais discrepa é o estádio, desenhado para ter 35 mil assentos. O tamanho é considerado excessivo, em uma cidade com população ao redor de 150 mil habitantes. Para se ter uma ideia, a Arena Corinthians, que vai abrir a Copa de 2014, tem capacidade para 48 mil torcedores.
O relatório não apontou qualquer indício de superfaturamento da obra, ressaltando que os problemas podem ser corrigidos com a adoção das providências solicitadas. As recomendações do Tribunal de Contas da União foram formalizadas pelo Acórdão nº 2394/20113. Segundo o documento, o redimensionamento do projeto deve levar em consideração a população de Parnaíba, com seus 150 mil habitantes, e o devido uso do espaço esportivo.
As restrições do TCU, no entanto, não enterram o sonho da Vila Olímpica de Parnaíba. Agora, um novo estudo de viabilidade será realizado pela Secretaria de Planejamento do Estado (Seplan), que deve apresentar uma nova proposta em 60 dias.
No estudo a ser apresentado ao TCU, a Seplan deve estimar custos de produção e manutenção das estruturas, capacidade para realização de eventos, programação de atividades possíveis nas dependências do complexo e formação, continuada ou não, de atletas.
Pelo projeto inicial, a Vila Olímpica contará com estádio, piscina olímpica e de saltos, além de ginásio.  Na obra já foram realizadas terraplenagem, cercamento dos terrenos, quadras descobertas e respectivas arquibancadas.

Edição do Jornal da Parnaíba | com informações do Cidade Verde
opinião do leitor
sonha Parnaíba o dinheiro já foi para o bolso 

Nenhum comentário: