sábado, 12 de setembro de 2015

Lagoa da Prata, um paraíso inexplorado


Publicado por José Wilson às 08:04 em 12 de setembro de 2015. Atualizado em 12 de setembro de 2015.

Há mais ou menos 10 km da zona urbana de Parnaíba, fica a Lagoa da Prata, próximo à antiga fábrica Vegetex, hoje Vegeflora.

lagoa da prata - helder fontenele
Pescadores tiram o sustento de suas família da Lagoa da Prata em Parnaíba (Foto: Helder Fontenele)
Com um cenário exótico e de grande beleza natural, a lagoa ainda não é tão conhecida por grande parte da população da cidade. Rodeada de carnaúbas e com águas calmas, o local é ideal para o lazer, como pescaria, além das saudáveis práticas de atividades esportivas, como canoagem, já realizada há algum tempo atrás.
Mesmo com a pouca frequentação, em várias áreas podem ser notadas acúmulo de lixo, entre o material despejado, latas de cerveja e até mesmo fralda descartável o que inviabiliza a preservação do local.
Nada de estrutural existe às margens da lagoa, nem sequer um projeto ambiental para que as pessoas se conscientizem quanto à preservação da área e nem placas informativas.
Muitos moradores da região ainda utilizam a lagoa como meio de busca para a sobrevivência, como são o caso de alguns pescadores.
Infelizmente, o poder público ainda não estabeleceu ações voltadas para o local, para que esta possa ser conhecida e visitada pela população. A Lagoa da Prata seria um bom lugar para roteiros de ecoturismo, sendo mais uma opção da população da cidade. Bem que poderia ser pensado em parque ambiental para aquela localidade.
Texto: Tacyane Machado e Eudes Rocha/Proparnaiba

Nenhum comentário: