quinta-feira, 3 de setembro de 2015

Pescadores vão ajudar a fiscalização de atividade predatória‏

Uma reunião realizada na noite desta terça-feira (01), na Colônia dos Pescadores Artesanais de Ilha Grande do Piauí, abordou um assunto importante para o equilíbrio ambiental e geração de renda da região: o combate à pesca predatória, também conhecida como pesca de arraste.
 
Esse tipo de atividade já causou sérios danos ao equilíbrio ambiental nas águas de lagoas, rios e mares, que contemplam a APA do Delta (Área de Proteção Ambiental). A pesca predatória é considerada uma das maiores ameaças às espécies que vivem na região.
 
Com o propósito de contribuir para a redução dos impactos causados por esta atividade, a Omega Energia reuniu os pescadores da região para propor um plano de combate à exploração das espécies, que consiste no registro fotográfico seguido de denúncia. Os pescadores receberam, da Omega Energia, três câmeras fotográficas à prova d’água e com localização GPS, dessa maneira eles próprios poderão ajudar na fiscalização local e denunciar através de um blog dos próprios pescadores da região, ajudando, assim, no serviço do órgão fiscalizador local, o ICMBio. Além disso, os registros com GPS também ajudarão no mapeamento das regiões de maior incidência de irregularidades, fazendo com que a inteligência no planejamento das ações de fiscalizações seja mais efetivo.

O material foi entregue aos pescadores pelo Gerente de Responsabilidade Social, Mauro Campacci, que ressaltou a importância da ação dos pescadores em parceria com os órgãos de fiscalização ambiental. “Vocês têm o conhecimento. Nós estamos colaborando e os órgãos responsáveis pela área farão a parte que lhes cabe", destacou Campacci.

A multa para quem praticar o crime ambiental, pode chegar até R$ 10 Mil.

Mais informações
PiauíCom
(86) 99945-0251 (Tim / WhatsApp)
Cristiane Sekeff

Nenhum comentário: