O incêndio que destruiu o prédio do depósito da Secretaria Municipal de Educação, ocorrido na última sexta-feira (04), atestou o descaso como estão sendo tratadas as instituições municipais.
“Nunca antes na história dessa cidade” houve um sucateamento das instituições públicas pertencentes à esfera municipal. Não há uma secretaria ou setor público municipal que esteja operando em condições adequadas para o atendimento ao público.
A culpa do incêndio vai recair sobre estudantes da escola Municipal Roland Jacob, que “rondavam” o prédio momentos antes do fogo começar e subitamente deixaram o local, como autoridades já insinuaram em entrevistas à imprensa local, no dia do fato.
Mas o que realmente é fato, é que um prédio histórico, subutilizado como depósito de materiais (cadeiras, estantes, mesas, geladeiras, carteiras quebradas, etc), não era resguardado pela guarda patrimonial no momento do incêndio.
Aliás, quisera o irônico destino que a essa mesma Guarda Patrimonial, fosse entregue a Medalha do Mérito Legislativo Municipal, um dia antes em sessão solene na Câmara Municipal de Parnaíba. Medalha proposta pelo vereador Carlos Alberto (Beto).
O prédio destruído, foi inaugurado em 1955, como armazém da Estrada de Ferro Central do Piauí, que desde 1922 fazia a ligação entre Luís Correia e Cocal. O prédio hoje tombado pelo IPHAN, é de responsabilidade da Secretaria de Educação, que tem a frente a Professora Rosany Corrêa.
Portão do depósito da SEDUC de Parnaíba.
Por Bruno Santana
Nenhum comentário:
Postar um comentário