quinta-feira, 26 de outubro de 2017

Moradores da comunidade São José denunciam descaso com a educação em Parnaíba


Populares da comunidade São José e localidades vizinhas, na zona rural de Parnaíba, denunciaram a situação precária da educação no município. Crianças e adolescentes, estudantes da Escola Municipal José de Sousa Pires Santana estão perdendo aula por causa do transporte escolar. Além de enfrentar estradas em péssimas condições, os alunos precisam conviver com a falta de estrutura que deveria ser ofertada pela educação municipal. Além do transporte, há outras necessidades na unidade escolar.
De acordo o lavrador Edvaldo da Costa, pai de aluno, a situação do transporte escolar está muito ruim, pois além dos ônibus não terem as condições adequadas, os alunos passam muito tempo sem dispor do serviço. “Uma das minhas filhas perdeu aula por um mês por falta de transporte, o prefeito não está ligando para nada, só quer saber de receber o salário dele”.
Edvaldo Costa seguiu dizendo que nenhuma explicação foi dada por parte da Prefeitura quanto aos problemas de transporte. “Preciso vir a escola de três a quatro vezes por dia na escola. No dia que não tenho condições de pagar um mototáxi, precisamos vir de bicicleta e viemos de longe. Aqui está uma coisa sem moral. O prefeito não está dando conta do recado, tá aí as coisas tudo relaxadas”, ressaltou o popular.

A dona de casa, Ana Paula, também relatou sobre os problemas enfrentados pelos estudantes. “Se não tem transporte, as crianças ficam sem aula porque não tem como chegar, muitas não possuem transporte. Os pais precisam arrumar transporte ou dinheiro pra botar gasolina. Quando não tenho como botar combustível, perde a aula porque não tem como chegar até a escola”. 
“A situação por aqui está péssima. A estrada já não presta e transporte começou no início do ano e acabou. Nunca mais teve transporte pra cá e por isso, fica a maior dificuldade para as crianças. Tem criança que está sem estudar porque o pai não pode vir deixar e nem buscar porque trabalha. Um dos meus netos está sem estudar por conta disso. Meu outro neto ainda está vindo pelo período da tarde porque chego do serviço e venho buscar. Minha mulher todo dia sem poder, ao meio dia, paga 5 reais de mototáxi para vim deixar. O que está matriculado pela manhã não teve condições de continuar”, denunciou o senhor Batista Araújo.
O morador disse ainda que, as explicações dadas é que não podem fazer mais nada esse ano para solucionar o problema. “Próximo a minha casa tem a Escola Municipal José Ribamar de Lira, mas foi fechado, tá abandonado”, lamentou Batista Araújo.

Por Tacyane Machado

Nenhum comentário: