O governador Wellington Dias (PT) decretará nesta segunda-feira (27), estado de emergência nos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, nos Cerrados do Piauí.
O governador Wellington Dias (PT) decretará nesta segunda-feira (27), estado de emergência nos municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro, nos Cerrados do Piauí, em virtude da enchente do rio Parnaíba, que derrubou casas, deixou 3 povoados da zona rural e cortou a estrada que faz ligação entre os três municípios.
O coordenador de Comunicação Social do Governo do Estado, jornalista Alisson Bacelar, confirmou a informação ao Meionorte.com e explicou que foram enviados para os municípios equipes da Secretaria Estadual de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros e da Secretaria Estadual de Saúde e do DER (Departamento de Estradas e Rodagens), para atender a população, junto com as Prefeituras Municipais.
Rodovia se rompeu após fortes chuvas registradas na região (Foto: Reprodução/WhatsApp)
O coordenador disse ainda que a estrada que liga os municípios de Uruçuí, Ribeiro Gonçalves e Baixa Grande do Ribeiro está interditada por ter sido cortada com as águas das chuvas ocorridas na região desde sábado (25).
Segundo ele, o governador Wellington Dias solicitou uma Ponte Móvel, que é metálica, do 2° Batalhão de Engenharia e Construção (BEC) do Exército para ser montada e restabelecer a ligação entre os municípios e tirar as cidades e os povoados da zona rural do isolamento. "O 2° BEC tem essa ponte móvel e metálica. A estrutura metálica vai ser levada para os municípios e instalada lá", afirmou Alisson Bacelar.
Enchente alaga casas e deixa famílias desabrigadas
Várias famílias ficaram desabrigadas e povoados isolados após o rio Parnaíba transbordar com as fortes chuvas registradas entre sábado (26) e domingo (26), no município de Uruçuí, a 474 km de Teresina. Essa foi maior cheia dos últimos anos.
Em entrevista ao Meionorte.com, o secretário de Defesa Civil do Estado, José Augusto de Carvalho, explicou que pelo menos 5 famílias que moram em uma zona mais baixa tiveram suas casas atingidas. Segundo ele, o rio recebeu uma forte carga de água devido as últimas chuvas, além do fato da região ser um encontro de rios, entre Parnaíba e Balsas.
Ainda de acordo com o secretário, a situação está sendo monitorada e logo deve se normalizar, em função da barragem Boa Esperança que receberá essas águas. “Logo a situação vai se normalizar em função da barragem estar esperando receber essas águas para recarregar o principal depósito de água do Piauí. Esperamos que essa situação logo se reestabeleça, porém, de olhos abertos para o reflexo dessa situação”, destaca.
Enchente deixa família desabrigada em Uruçuí (Foto: Netto Fotografia)
Nenhum comentário:
Postar um comentário