sábado, 30 de dezembro de 2023

Relembre as principais operações policiais deflagradas no Piauí em 2023

 


Prisões foram efetuadas, mandados de busca e apreensão foram cumpridos e grande quantidade de drogas, armas e munições foram apreendidas.

30 de dezembro de 2023 às 09:47
8 min de leitura

Do combate ao desvio de recursos públicos federais destinados à Saúde e Educação ao combate a facções criminosas, o ano de 2023 foi marcado pelas inúmeras operações policiais deflagradas com intuito de manter a ordem e a segurança no Piauí.

Operações deflagradas no Piauí - Foto: Reprodução

Durante as ações, diversas prisões foram efetuadas, mandados de busca e apreensão foram cumpridos e grande quantidade de drogas, armas e munições foram apreendidas.

OLupa1 preparou matéria relembrando as seis operações policiais que mais marcaram o ano de 2023 no Piauí. Confira:


Vertigo
  • ‘OPERAÇÃO PRODÍGIO’

A inteligência usada para o mal. Três jovens amigos, vizinhos de bairros, se aproveitaram de uma fragilidade do sistema financeiro, para causar um dos maiores rombos bancários do Piauí. A ação ocorria de livre e espontânea vontade. No final, quase R$ 20 milhões, carrões e moto aquáticas apreendidos e uma vida de luxo, com muitas viagens ao exterior.

Operação Prodígio- Foto: Reprodução/SSP-PI

A ‘Operação Prodígio’, deflagrada pela Superintendência de Operações Integradas (SOI), em conjunto com as Diretorias de Inteligência da Secretaria de Segurança Pública e a Polícia Civil do Piauí, foi responsável por desarticular um dos maiores esquemas de fraude no estado.

Líder do grupo - Foto: Redes sociais

De acordo com o delegado Anchieta Nery, os acusados criaram empresas fantasmas para gerar o dinheiro proveniente do crime. Além disso, tinha os chamados clientes, que faziam cadastros no banco, com dados adulterados, para poder conseguir altas linhas de crédito.

Veículos apreendidos durante Operação Prodígio - Foto: Divulgação/ Ascom

A organização criminosa montava uma verdadeira fraude, sabia tudo que precisava inserir de informação falsa no aplicativo do banco para enganar o motor de crédito, que é o algoritmo que vai tabular o quanto de crédito eu vou fornecer para aquele cliente. Então eles sabiam que algumas profissões poderiam importar em um score maior, como médico, engenheiro e atleta profissional. O Piauí nunca teve tanto jogador profissional quanto nessa investigação, nosso futebol descolou, se os fatos nessa investigação fossem verdade, afirmou o delegado Anchieta.

  • OPERAÇÃO INTERDITADOS

A ‘Operação Interditados’ teve como objetivo combater a comercialização de aparelhos celulares com restrição de roubo ou furto, em Teresina. Durante as fases da operação, empresários com atuação no Shopping da Cidade acabaram sendo presos, além de terem as suas atividades econômicas suspensas.

9ª fase da “Operação Interditados em Teresina” - Foto: Divulgação/ SSP-PI

A operação, que contou com apoio do Poder Judiciário, Ministério Público e Receita Federal, teve início no mês de março e resultou na prisão de 20 pessoas, 54 lojas interditadas e mais de 540 celulares apreendidos.

Operação Interditados XVIII - Foto: Lupa 1

Após o início da operação, foi registrado uma queda de 25% no roubo de aparelhos telefônicos, entre o período de março a maio deste ano em Teresina.

  • 'OPERAÇÃO DRACO 78'

O Departamento de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) também esteve presente no ano de 2023 com a ‘Operação Draco 78’, que foi responsável por prender membros de uma facção criminosa com atuação na capital.

Preso durante a operação - Foto: SSPPI

Um dos criminosos presos durante a ação era responsável pela disciplina na facção. Além das prisões, aparelhos celulares foram apreendidos. A expectativa do Draco era efetuar cerca de 500 prisões ao longo deste ano.

  • 'OPERAÇÃO SILÊNCIO E PAZ'

A Secretaria da Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) lançou no dia 17 de novembro a ‘Operação Silêncio e Paz’, que tinha como intuito fiscalizar o funcionamento de bares e restaurantes em Teresina, a fim de evitar crimes de poluição sonora e acidentes decorrentes do consumo de álcool e outras drogas.

Operação Silêncio e Paz - Foto: SSP-PI

No total, mais de 25 pessoas foram presas, veículos foram apreendidos, além de drogas e munições.

  • 'OPERAÇÃO MUSTACHE'

A Polícia Federal (PF) deflagrou no dia 12 de dezembro a ‘Operação Mustache’, com objetivo de combater desvios de recursos públicos federais destinados à Saúde e Educação em nove municípios do Piauí.

Polícia Federal investiga desvios de recursos públicos - Foto: Divulgação/PF

No estado, a ação cumpriu 34 mandados de busca e apreensão e 12 mandados de sequestro de bens e valores em endereços dos investigados, dentre eles nove órgãos públicos municipais, além de residências e empresas vencedoras das licitações.

De acordo com a PF, a investigação teve início a partir dos resultados de auditoria interna da Controladoria Geral da União (CGU), que constatou indícios de fraude e direcionamento das contratações em benefício do grupo de empresas vencedoras das disputas públicas.

Dinheiro sequestrado durante a ação- Foto: Divulgação/PF-PI

A investigação apurou uma série de irregularidades em contratos e aditivos celebrados pelos entes com as empresas investigadas, que ocasionou no sequestro de bens e valores de mais de R$ 10 milhões.

  • 'OPERAÇÃO ZERO GRAU'

Outra ação da polícia que resultou em diversas prisões, foi a ‘Operação Zero Grau’, deflagrada no dia 22 de dezembro. A operação combateu a prática do chamado “rolezinho” nas ruas de Teresina.

Operação “Zero Grau” encerra com 22 motocicletas apreendidas em Teresina - Foto: Reprodução

Durante os três dias da operação foram cumpridos 18 mandados de busca e apreensão, 22 motocicletas apreendidas, cinco pessoas presas, além de celulares apreendidos com restrições de furto e roubo.

Operação “Zero Grau” - Foto: Reprodução

Além disso, o Tribunal de Justiça do Piauí concedeu liminarmente o pedido de exclusão de 38 contas das redes sociais, Instagram e Facebook, com associação à prática do “rolezinho” na capital.

Nenhum comentário: